terça-feira, 11 de outubro de 2011

Até que ponto os desenhos animados influenciam de forma positiva ou negativa na formação das crianças


“Há uma dimensão educativa nos desenhos animados, principalmente se considerarmos o aspecto ativo dos valores que podem ser construídos quando a criança interage com eles. Isto, por outro lado, não pode se confundir com um tipo de pedagogia diretiva, onde o desenho animado traz valores e modelos determinados que serão copiados pela criança, no sentido de afetar e modelar sua conduta” (SALGADO, 2005, p. 8).

Precisamos compreender o fascínio que os desenhos animados exercem sobre as crianças. As principais características desses desenhos são a linguagem lúdica, pois é mais do que um entretenimento televisivo, eles carregam discursos, seja pelos personagens ou pelas suas aventuras. Há uma dimensão educativa nos desenhos animados (CUNHA, 2005). Os desenhos animados são constituídos de conteúdos diversos e articulados entre si, que possibilitam à criança criar uma rede de relações significativas, que permitem construir e reconstruir seu conhecimento, bem como perceber as diferentes realidades que compõem o mundo que a cerca.
Cunha (2005) ressalta que os desenhos podem ser classificados de acordo com as características de argumentos. Têm-se desenhos de ficção científica, desenhos inspirados em contos infantis tradicionais, desenhos sobre histórias originais que levam em conta mudanças sociais, contemporâneas, desenhos humorísticos e desenhos com argumentos extraídos de obras clássicas.
De acordo com o autor acima a TV Cultura, por exemplo, expõe várias séries de desenhos educativos. Um dos exemplos é a série de desenhos Caillou, onde aborda aspectos como convívio interpessoal, comportamento social, crescimento do corpo e conflitos familiares. As experiências do menino Caillou são narradas de forma clara, o que facilita a compreensão dos conteúdos por parte dos telespectadores. Já outro desenho animado (Cunha, 2005) capaz de contribuir no processo educativo da criança é o das Trigêmeas, que tem como possibilidades estimular na criança o habito da leitura, trabalhando também a construção de valores. Já no Cartoon, canal de TV paga, o desenho animado – O Laboratório de Dexter apresenta situações que ressaltam hábitos de higiene e questões da natureza e ciência. Suas experiências desafiam as leis cientificas de tempo e espaço. Os desenhos da Turma da Mônica, por sua vez, despertam na criança sua capacidade crítica e sua consciência para questões como solidariedade, amizade e convivência em grupo, enfatizando o estímulo à formação de valores e atitudes (CUNHA, 2005).

FONTE: http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a3_v2/artigo_8.pdf

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