sábado, 22 de outubro de 2011

O que queremos saber?

Olá! Dizem por aí que as perguntas movem o mundo, então vamos movimenta-lo.
Já se perguntou quando surgiram os desenhos animados?  Será que eles influenciam em nossas atitudes? Isso é bom ou não?  E na escola, desde quando é uma ferramenta importante? Todos concordam?
Já movimentamos um pouquinho, não é?
Como que estamos aqui, vejamos o que a Wikipédia diz sobre desenhos animados
“Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.
A produção da animação consome muito tempo e é quase sempre muito complexa. Animação limitada é uma forma de aumentar a produção e geração. Esse método foi usado de forma pioneira pela UPA e popularizada.”
A história do filme de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo e continua até os dias de hoje.
Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquistiscópio, inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente.
O primeiro desenho animado foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, que criou o praxinoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projetado no seu próprio théatre optique, sistema próximo do moderno projetor de filme, no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.
O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet (também chamado de Émile Cohl), projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de1908 no 'Théâtre du Gymnase', em Paris. Courtet foi para Fort Lee, NY próximo da cidade de Nova York em 1912, onde trabalhou para o estúdio francês Éclair e espalhou sua técnica pelos Estados Unidos.
O primeiro filme de longa-metragem animado foi El Apóstol (1917) do Argentino Quirino Cristiani, mostrado na Argentina

No desenho que celebrizou Mickey Mouse. O próprio Disney regeu a orquestra responsável pela trilha sonora e fez a voz do camundongo, criado no mesmo ano em duas animações mudas que passaram quase despercebidas. A estreia sonorizada impulsionou o personagem ao estrelato: em apenas um ano, Mickey ganhou mais de 15 desenhos.
Lançado pelo americano Otto Messmer e pelo australiano Pat Sullivan, o risonho gato preto apareceu pela primeira vez na animação Feline Follies ("Folias Felinas"), em 1919. Félix foi o maior astro da era dos desenhos mudos, mas não conseguiu sobreviver ao cinema sonoro. Apesar do fracasso na tv, a animação teve o privilégio de ser a primeira a ser transmitida pela televisão, em 1930.
Primeiro desenho colorido
Em 1932, Walt Disney foi à Technicolor, empresa que tinha criado um sistema para usar cores em filmes, e pediu-lhes exclusivamente por dois anos. O primeiro resultado da parceria foi Flowers and Trees ("Flores e Árvores"), o pioneiro desenho colorido, que deu a Disney um Oscar no primeiro ano em que foi criado um troféu específico para celebrar a animação.
Junto com a popularização da Web, animações para a mesma também foram se popularizando. GIF, uma sigla para Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de Gráficos), é um tipo de arquivo de imagem que permite que animações sejam vistas num Web Browser. Ele era o formato mais popular para animações na Web até relativamente pouco tempo. Porém, é um formato limitado, permitindo apenas 256 cores simultâneas e muitas vezes gerando arquivos grandes para animações mais complexas. Com o surgimento de outros formatos, como o Flash, criado pela Macromedia e actualmente mantido pela Adobe, ele passou a ser utilizado apenas para pequenas animações. O Flash também tem a vantagem de permitir uso de efeitos sonoros e de criar animações interativas, dentre outras.
A nova versão do Flash já conta até com ferramentas para animação em 3D, que permite maiores possibilidades de efeitos nas animações.

É sempre legal saber um pouco mais, concorda?
Essa foi só para fomentar a curiosidade, que tal pesquisar um pouco mais?
Quanto à proposta do desenho como ferramenta educacional, pode-se afirmar que nele se encontra uma boa estratégia pedagógica.
“Vivemos em uma sociedade impactada pela ciência e pela tecnologia, onde  todo cidadão necessita de uma cultura científico-tecnológica para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. Estes fatos evidenciam a necessidade de formar gerações reflexivas, que tenham capacidade crítica para analisar informações e tomar decisões responsáveis no âmbito das suas participações sociais (Díaz, 2004). “
            Diante do que nos expõe Díaz, refletimos então sobre o poder das imagens, sobre tudo quando se movimentam, falam,  animam, entristecem, as emoções e sentimentos a que nos remetem. Como é o caso dos desenhos. Porque os Smurfs foi um sucesso de bilheteria? Não foram os filhos que pediram para ir ao cinema, mas sim os pais (eu fui uma) que insistiram em leva-los para recordar as boas épocas de nossa infância e assim repetir aquela frase que embora saibamos que não é correta sempre insistimos “ no meu tempo desenho era bom,” ou outra coisa qualquer que  teimamos em comparar com a atualidade como se uma fosse melhor ou pior que outra, quando na verdade são diferentes e merecem respeito. Enfim;  o que quero com isso dizer é que os desenhos representam uma forma de aprendizagem, é  fato que, em geral  passam uma mensagem.
            Quer seja ela positiva ou negativa, cabe ao educador saber tirar proveito de cada uma delas. Visualizar em sala que tipo de siatuação tem e associa-la a uma feramenta que facilite sua intervenção, e isso não precisa ser só para os menores na educação infantil, também os maiores podem e devem ser contemplados com esse artificio. Procurando Nemo é uma boa opção para quem deseja trabalhar educação especial, para trabalhar a parceria e a cooperação Formiguinha Z, Vida de Inseto também são boas opções, Era do Gelo, para os maiores é um exemplo para tratar história e mesmo geografia. Já para falar de violência Pica-pau, Tom e Jerry são boas pedidas para dizer como não fazer, al´me de tazer mensagens descriminatórias sub entendidas que poderá ser aplicado a uma turma mais madura..
            Existem atualmente canais onde só passam desenhos interativos (discovery Kids, disney chanel, Kids) são ótimos para crianças menores, por auxiliarem na aprendizagem com  números, cores, formas geometricas, desenvolvimento cognitivo, e muitos outros.
            Estamos na era da informática, da informação, de tudo muito rápido, o que não significa dizer que precisa ser superficial, sem significancia. O profesor não será refém do desenho, do dvd, da tv, mas eles sim, seram aliados, contribuíndo no processo ensino aprendizagem. Numa era em que se fala de curriculo multirefrencial, do uso da internet, slides, e tantos outros equipamentos, o educador precisa abrir sua mente, expandir seus horizontes, se permitir e permitir a seus alunos um mundo de conhecimento, experiências e experiementos novos, e muitas das vezes não são tão novos e sim “repaginados”,  Interagir, criar a interdisciplinaridade é uma necessidade do nosso tempo, para facilitar a apredendizagem. “Tudo isso é aprender. Aprender é sempre adquirir uma força para outras vitórias, na sucessão interminável da vida”.

Cecília Meireles


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