sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Como e quando o desenho animado foi inserido no contexto escolar

 
O cinema está presente na educação desde a década de 30. Na década de 60, o cinema marcou presença quando, a partir das revistas Cahiers du Cinéma e Screen, versou na política dos autores sobre o enfoque semiológico, e a partir de experiências em associações culturais do tipo cineclubes, círculos de cinema, cineforum, que na ocasião envolviam a projeção de filmes para um público, num projeto educativo e de sensibilização. Os avanços tecnológicos propõem para o século XXI, uma concepção integrada para a educação, usando todos os meios e recursos tecnológicos disponíveis e aplicáveis, como por exemplo o computador, a Internet, a fotografia, o cinema, a televisão, o vídeo, o livro, CD, DVD, e conforme o objetivo pretendido, cada inovação tecnológica integra-se umas nas outras. Por mais que hoje o computador, a Internet e a rede sejam importantes e até mesmo considerados condição de inserção e participação social, a arte-educação pela mídia na educação não se limita a eles, já que o objetivo central do trabalho educativo na escola não é apenas o uso das tecnologias em laboratórios multimídia, e sim que as crianças e os adolescentes atuem nesse e em outros espaços, estabelecendo interações e construindo relações e significações, devendo ser pensado também como forma de assegurar e/ou recuperar a corporeidade, o gesto, o corpo, a voz, a postura, o movimento, o olhar como expressão do sujeito e a relação com a natureza como espaço vital através do qual se constroem sentidos.


Como afirma Napolitano (2003, p. 18 e 19):
[...] o trabalho sistemático e articulado com filmes em sala de aula
(e projetos relacionados) ajuda a desenvolver competências e
habilidades diversas, tais como leitura, elaboração de texto;
aprimora a capacidade narrativa e descritiva; decodificam signos e
códigos não-verbais; aperfeiçoam a criatividade artística e
intelectual; desenvolve a capacidade de crítica sociocultural e
político-ideológica, sobretudo em torno dos tópicos mídia e
indústria cultural. Mas especificamente, o aluno pode exercitar a
habilidade de aprimorar seu olhar sobre uma das atividades
culturais mais importantes do mundo contemporâneo, o cinema, e,
consequentemente, torna-se um consumidor de cultura mais crítico
e exigente.


Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/cinema-na-escola.htm

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